Esta rede foi criada pelo mecanismo de busca russo Yandex. Consiste em canais onde os usuários publicam conteúdo. Normalmente, são textos, bem como um pequeno número de vídeos. O público do Zen é de mais de 50 milhões de pessoas, mas as estatísticas mostram que a faixa etária deles tende a ser maior que 40 anos. Por isso, vale a pena anunciar aqui serviços ou produtos que possam interessar pessoas dessa faixa etária.
O tempo médio que um usuário gasta no
Zen é de 40 minutos por dia, e leva aproximadamente cinco minutos para ler um artigo. Você pode avançar interagindo com o próprio Dados de e-mail Yandex ou com os proprietários dos canais. Toda a promoção é realizada através do Yandex.Metrica, onde você pode ver quantas vezes e quem abriu seu link (homens, mulheres, idade, região, etc.).
Se você quiser se promover gratuitamente, crie seu próprio canal e publique material sobre o tópico da sua oferta. Assim como o Google, o Zen dá prioridade em impressões a artigos de autores que foram monetizados. A condição “marketing b2b: principais características, canais de promoção em 2025” para monetização é ter pelo Números da Bélgica menos 100 inscritos no canal.
Rede “Zen” para maiores de 40 anos
Fonte: shutterstock.com
A promoção paga pode ser feita através do Yandex. É bem caro e você precisa fazer um pagamento inicial de 75.000 rublos. Quando o dinheiro acabar, você pode contribuir com 25.000 rublos. Você pode avançar usando uma estratégia de engajamento ou cobertura.
Ao escolher a primeira estratégia, será cobrado o pagamento pelas leituras (o usuário deverá permanecer na página por pelo menos 30 segundos e rolar o material completamente), e a cobertura implica o pagamento pelo fato de a capa do artigo ser exibida no feed, ou seja, o usuário não poderá nem abrir o material em si.
Você também pode interagir diretamente com blogueiros. Essa é uma forma de promoção bastante eficaz e barata, mas leva muito tempo.
As desvantagens da plataforma incluem mudanças frequentes de regras e crescimento mais lento do público em comparação a outras plataformas.
Pinterest: Rede Social para Jovens
A plataforma tem capacidades únicas, embora ainda não seja muito popular em nosso país. Seus usuários são principalmente jovens, então é possível anunciar produtos para jovens aqui.